sábado, 18 de junho de 2011


Porque que Deus dificulta tudo em vez de
facilitar?


Isso nos faz pensar que Deus não nos quer bem, sabemos que não é verdade, mas e mais pratico, e mais confortável assim nos livramos da responsabilidade e deixarmos a culpa para Ele.
Se nosso casamento não vai bem à culpa e dEle, se não temos uma aumento salarial no emprego a culpa e dEle, se perdermos o emprego a culpa e dEle.
Uma coisa tenho aprendido de Deus nesses anos em que eu tento servi-lo, e que nada o que acontece em nossa vida e por acaso, ou descanso de Deus.
Quero compartilhar com vocês alguns textos na Palavra de Deus o primeiro encontra- se no livro do profeta, Jeremias cap. 29.
Esta carta que Jeremias enviou aos lideres que se encontravam exilados na babilônia, diz que Deus tinha planos para eles, planos estes que eles não entendiam e nem conheciam, mas somente Deus.
Isso nos faz lembrar as palavras do profeta Isaias quando em nome de Deus diz que os pensamentos de Deus não são os nossos, nem os nossos caminhos os dEle (Isaias 55;8-9). Era difícil para eles terem alguma esperança, pois estavam em uma terra estranha, uma cultura e língua diferentes, seriam escravos, seus passos estariam sendo vigiados, seriam motivo de zombaria e escárnio.
O que dizer então de Abraão, enfrentou guerras quase levado a morte e como se não bastasse tendo quase que matar seu único filho que durante longos noventa anos esperara, e para que tudo isso? Somente para fazer com que os planos de Deus se realizassem em sua vida.
E José, vendido ainda menino pelos seus irmãos sendo acusado de assedio, roubo, e esquecido por aqueles a quem ajudou, porque passar por tudo isso?  Para que os planos de Deus se realizassem em sua vida.
Temos muito outros, mas paremos por aqui. A pergunta em questão é porque Deus dificulta tudo em vez de facilitar?
Como sabemos nada na vida daquele que ama a Deus é por acaso não existe acaso para tais pessoas, mas propósito, Paulo em sua carta aos irmãos em Roma no capitulo 8;28-29 diz ``Que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados de acordo com seu propósito e foram predestinados a se parecerem conforme a imagem de seu filho´´.
No caso de Israel Deus não queria causar nenhum dano, os seus planos eram para que Israel reconhecesse quem era o Senhor, o Deus de Israel, Deus tinha planos de fazer o povo prosperar de dar a eles esperança um futuro e era necessário Israel passar por tudo isso para clamarem ao Senhor, orarem, só assim Deus os ouviria novamente, eles voltariam a procurar a Deus de todo o coração e não só isso mas Deus se deixaria ser encontrado por eles e uma vez encontrado Deus, Ele os traria de volta do cativeiro.
Talvez você se identifique com alguns deles, para que Deus venha fazer com você o que fez com Israel, você precisa aceitar os planos de Deus em sua vida, planos estes que muitas vezes não são fáceis , pois não e fácil abrir mão da razão quando temos, quando somos humilhados, quando servimos de zombaria quando somos acusados, quando Deus decide levar quem amamos, quando ele não dá o que mais desejamos, lutando tanto para progredir e muitas vezes não saímos do lugar.
A Bíblia sem duvida alguma não se omite dos erros que muitos homens cometeram durante sua trajetória com Deus, por isso Paulo escreve advertindo alguns irmãos de Corinto, dizendo que tais acontecimentos foram escritos como exemplo como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos, Coríntios 10; 11-12. Essa correção foi necessária para Israel após este acontecimento, Israel nunca mais se encontrou adorando outros deuses a não ser o verdadeiro Deus.
Deus poderia ter facilitado para Abraão, Jose, Davi, Gideão e tantos outros mais então porque não o fez?
Porque Deus dificulta tudo para você em vez de facilitar?
A resposta é que ele quer te fazer parecido com Cristo, aprenderemos que a nossa confiança estará em Deus e só nele, eu acredito que o motivo final de Deus tornar as coisas difíceis quando deveriam ser fáceis, é que Ele também está melhorando o nosso caráter e para tanto a adversidade é essencial.
É por isso que a vida não é fácil, que os planos de Deus são diferentes dos nossos, e é em tudo isso que temos o exemplo de Cristo que aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu.
Ele precisou aprender a fazer parte dos planos de Deus e para isso a adversidade foi essencial em sua vida, quanto mais para nós.
Por isso meu amado irmão, não abra mão de fazer parte dos planos de Deus, por mais que pareça assustador o Senhor estará sempre ao seu lado, pois Ele tem para conosco pensamentos de paz, esperança e de um futuro, futuro este com Ele.
Por isso meus amados irmãos vocês precisam persevera de modo que quando tiverem feito parte dos Planos (grifo do autor) de Deus recebam o que Ele prometeu, pois em breve;
Aquele que há de vir virá e não tardará, mas o meu justo viverá da fé.
Hebreus 10;36-38


           Irmão Raul
Assembléia de Deus Madureira 
JD. São Domingos - Guarulhos

4 comentários:

  1. Excelente materia! essa palavra falou muito ao meu coração, Parabéns a esse blog. por colocar coisas que falam com o leitor.

    ResponderExcluir
  2. Aprenda a viver as situações duras como oportunidades de viver na Graça de Deus

    Você não deve recuar.
    Você não deve aceitar a derrota ou o desprezo.
    Você não deve tentar vencê-lo na própria força.
    Você não deve inventar nada, simplesmente diga: “Confio em Deus, o Senhor poderoso dos exércitos!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa matéria, faz a gente refletir na nossa vida, às vezes achamos que Deus não está conosco, porém lendo matérias como está podemos chegar à conclusão que não importa oque passamos, e pensamos os planos de Deus são melhores do que os nossos próprios planos.
    Em certa fase da minha vida, cheguei a imaginar que Deus não olhava mais para mim, pois tudo dava errado (pelo menos para mim era errado), hoje sei que tudo que passei foi para me dar conta que Deus sempre tem o melhor para mim, às vezes ele tira algo, de você, não para prejudicá-lo , mais sim para dar algo melhor!

    Att. Elisama Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. gente essa palavra que DEUS deu ao raul foi tremenda......como DEUS falou comigo....isso ai raul deixa ele te usar mesmo.....DEUS e contigo......SUA PASTORA EDNA

    ResponderExcluir

Deixe Aqui Seu Comentário: