sexta-feira, 3 de junho de 2011

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DO PERDÃO






 “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.”
Lucas 17:3-4
De todos os ensinos de Jesus, o perdão é, sem dúvidas, o mais sensível. Ele ensinou que esse ato deve ser contínuo e não pode ser retido, não importando o que sofremos ou quem nos feriu.
Mas porque muitas vezes apenas cumprimos a primeira parte do versículo onde diz para repreender, muitas vezes acusamos as pessoas sem fazer o que também deveríamos fazer que é liberar o perdão, ouvimos tanto falar sobre perdão e até dizemos as pessoas para perdoarem, mas porque quando estamos numa situação onde exige a liberação do perdão por nossa parte se torna tão difícil ao invés de perdoamos; agredimos com palavras, julgamos, acusamos ou seja fazemos tudo ao contrario menos perdoar.
O perdão é um caminho que deve ser caminhado. Ele não está disponível em nós. Tem de ser construído. E essa construção é muito dolorosa, pois exige, muitas vezes, que reencontremos o agressor, que presenciemos a cena do ocorrido, que, de certa forma, traz à tona o sofrimento vivido. Eu não quero ser hipócrita em afirmar que o perdoar é uma tarefa fácil e livre de dores. É difícil, mas muito necessária.
Mas a conseqüência da falta do perdão
Esta no versículo abaixo.
Marcos 11:25-26
“Quando estiverdes orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.]”
Portanto não adianta achar que Deus vai te entender porque você não liberou perdão, porque ELE não vai; O SENHOR mesmo disse que se não perdoássemos a quem nos feriu ele não nós perdoará.
Voltemos ao ensino de Jesus? Ao ensinar sobre o perdão, Ele ensinava sobre a essência do Evangelho. Fomos perdoados mediante a obra que custou Sua vida. O que havia contra nós foi abandonado, foi esquecido, foi negado. Éramos injustos, inimigos de Deus, mortos em nossos pecados. Ele ensinou sobre o que perfeita e eternamente fez na cruz. Ele sabia o que estava falando.
Portanto, há uma expectativa de Jesus, pois ele espera que tenhamos a mesma atitude que Ele teve conosco. E é errado condicionar essa atitude ao merecimento. Às vezes perdemos tempo esperando que o agressor mereça o perdão. Perdão é justamente para aqueles que não merecem que não são dignos dele. Ou éramos merecedores do perdão do Pai?

3 comentários:

  1. Em algum momento da vida, todos já sofreram injustiças e ofensas. Como devemos reagir quando tais ofensas acontecem? Isso acontece com freqüência em nossas vidas principalmente quando se é jovem, todos os dias nos deparamos com pessoas que nos decepcionam e nos magoam muito. De acordo com a Bíblia, devemos perdoar. Efésios 4:32 declara: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Da mesma forma, Colossenses 3:13 proclama: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” A chave nos dois versículos das Escrituras é que devemos perdoar aos outros, como Deus nos perdoou. Por que perdoamos? Porque já fomos perdoados! Eu sei que não é fácil mais temos que ter em mente que quando isso acontece, devemos fazer exatamente o que Jesus nos ensinou e assim imitá-lo em tudo principalmente na maneira de agir.
    Sem mais, Vanessa Soares

    ResponderExcluir
  2. sem o perdão nós ficamos presos a um sentimento ruim que nos impede de alcançarmos a salvação

    ResponderExcluir
  3. Otima lembrança:Devemos porque ele nos perdoou.e nos o amamos

    ResponderExcluir

Deixe Aqui Seu Comentário: